Avaliação convencional e diferença de desempenho
A Avaliação de desempenho como vista no texto pode ser definida com a identificação e mensuração de ações que os colaboradores de uma organização realizam em um determinado período, trata-se também da gestão de desempenho, que se apresenta atualmente como o modelo mais completo para o acompanhamento do desempenho dos colaboradores, por abranger o planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho, com o intuito de melhorar o trabalho, objetivando estimular o alcance de metas organizacionais e a promoção do desenvolvimento dos recursos humanos.
Alguns autores no texto destacam alguns pontos na mensuração do conceito de Avaliação de Desempenho, que são: Identificação - ao notar certas consequências (positivas e/ou negativas) das atividades de pessoas dentro da organização, a empresa estará ata a remanejar pessoas de acordo com a definição de desempenho exigida para satisfazer as suas necessidades. Mensuração – elemento central do sistema de avaliação de desempenho tem por objetivo principal a busca pela determinação de como o desempenho pode ser relacionado a certas formas de medições. Administração – dirigida para futuro. O intuito de inserir este termo na definição da AD é o de enfatizar que esta não apenas busca desenvolvimento, mas também fornecem subsídios que geram a possibilidade de alcance de todo potencial das pessoas, gerando resultados positivos para a organização.
Na AD existem alguns motivos que geram a necessidade da utilização do processo de AD: Alicerçar a ação do gestor – na medida em que este atua concedendo aumentos salariais, remanejando seu pessoal, ou ate mesmo demitindo, com base em dados concretos fornecidos pela AD. Nortear e mensurar o processo de treinamento e desenvolvimento – por meio da ponderação do nível de CHA (conhecimento, habilidade e atitude). Facilita o feedback das pessoas – na medida em que mensura os desempenhos das pessoas e as informa dos resultados. Facilitar o