AVALIAÇÃO CONVENCIONAL E DIFERENCIADA DE DESEMPENHO & TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Diêgo Anderson Kzam Pereira (1421124)
João Marcos Araújo Gonçalves (1421111)
Mayra Moraes Viegas (1421110)
Vittória Costa Brasil (1422113)
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
Gestão de Pessoas – Prof. Inácio Façanha
RESUMO
O presente artigo retrata a avaliação de desempenho como uma ferramenta de apoio a evolução profissional dos colaboradores nas organizações e também destaca o treinamento e seu desenvolvimento, demonstrando como estes influenciam no progresso organizacional. Este trabalho destaca alguns dos principais conceitos dos assuntos citados, além de, através de pesquisas e estudos sobre a temática, acreditar que os mesmos são fatores extremamente importantes para o sucesso da organização como um todo.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Treinamento; Avaliação; Desempenho.
1 INTRODUÇÃO
Mesmo que sejam dois temas distintos, a avaliação de desempenho e o treinamento de pessoal são temas interligados. O colaborador apropriadamente treinado, tende a demonstrar desempenhos melhores e, consequentemente, alcançar resultados positivos para a organização.
Enquanto a Avaliação de Desempenho está sendo utilizada pelas organizações para analisar o desempenho dos colaboradores na execução de suas atividades (algo que é intimamente ligado à necessidade de melhoramento dos resultados organizacionais) e buscando tanto o crescimento da organização quanto o desenvolvimento profissional do colaborador, as empresas têm investido em Treinamento e Desenvolvimento, com o objetivo de tornar seus colaboradores competentes, com capacidade de criar e inovar, sanar problemas, e agilizar ou melhorar processos, a fim de buscar uma maior competitividade perante o mercado.
Além do aumento da competitividade (que também reflete no desenvolvimento do funcionário), o uso do treinamento como ferramenta de gestão também tem como vantagem o alinhamento dos objetivos do treinamento com os