Ensaios não destrutivos - end
O QUE SÃO ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS (END) ?
Ensaios não destrutivos foram criados na tentativa de aumentar a vida útil de um equipamento, peça, enfim, para que ele funcione por mais tempo sem manutenção e que não quebre de repente. Basicamente, ele se constitui em inspecionar algo sem destruir, aplicando-se em peças acabas ou semi- acabadas, esses conceitos são usados para a determinação de algumas propriedades dos materiais e para a detecção de possíveis descontinuidades, que são interrupções na estrutura normal de um material, em peças ou produtos industriais.
O END é uma forma de garantir que materiais, componentes, que estão sendo usado em processos utilizados na indústria automobilística, petróleo, petroquímica, siderúrgica, naval e aeronáutica tenham qualidade requerida. É a garantia da não existência de defeitos que possam comprometer o desempenho da peça.
Então, com o aumento da demanda de profissionais em END e a falta de mão de obra qualificada, empresas brasileiras reuniram-se e criaram em 27 de março de 1979 a Abendi, Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, que é uma entidade técnico-científico sem fins lucrativos, de direito privado.
Existem vários tipos de END, mas todos eles têm a característica de encontrar possíveis fraturas em nível macro ou microscópico. O método de ensaios não destrutivos baseia-se no princípio das correntes turbilhonares, que é um método comum, pois está particularmente bem adaptado para a detecção de fissuras causadas pela fadiga do material e corrosão, não sendo necessária uma preparação do material em causa.
As razões do uso frequente do END’s são: eles garantem a qualidade do produto e a reputação dos fabricantes; previne acidentes e a perda de vidas humanas e a paralisação de serviços básicos e aumenta o lucro dos fabricantes.
SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PESSOAS EM END.
Qualificação é a comprovação de verificações formais de características