ensaio não destrutivo (END)
Denomina-se ensaio não destrutivo (END) a qualquer tipo de ensaio praticado a um material que não altere de forma permanente suas propriedades físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais. Ensaios não destrutivos representam um conjunto amplo de técnicas de análise utilizadas na ciência e na indústria para avaliar as propriedades de um material, componente ou sistema, sem causar danos, esses ensaios são técnicas altamente valiosas, uma vez que permitem o controle das propriedades dos materiais, com economia de tempo e dinheiro, e permitem que o material testado volte intacto para o local de trabalho após a inspeção. Métodos comuns de END incluem ultra-som, partículas magnéticas, líquido penetrante, radiografia e ensaios por correntes de Foucault (correntes parasitas). END são uma ferramenta comumente usada em engenharia forense, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia civil, sistemas de engenharia, engenharia aeronáutica, medicina e arte.
Líquidos penetrantes O ensaio por líquidos penetrantes é um processo não destrutivo de deteção de descontinuidades que surgem à superfície nos materiais sólidos (metálicos, cerâmicos e polímeros) e não porosos ou com uma superfície não muito grosseira. Trata-se, portanto, de um ensaio superficial de inspeção indireta já que utiliza um penetrante que se introduz nos defeitos superficiais, no qual após a aplicação de um revelador, este revela, de uma forma clara, esses defeitos (fissuras, poros).
O método LP é desenvolvido em larga escala na indústria após a segunda guerra mundial, devido a necessidade de encontrar um controlo válido e alternativo ao ensaio por partículas magnéticas, no qual este ensaio requer materiais ferromagnéticos. Com o desenvolvimento da indústria aeroespacial o ensaio apresentou um desenvolvimento expressivo, devido à necessidade de se examinar materiais que não são ferromagnéticos.
O método de END por Líquido penetrante pode ser descrito em 6 etapas:
Preparação da