Ensaios mecânicos
Flávio de Castro
Jorge André
Mecânica 2 noturno
Objetivo
O ensaio mecânico de tração tem como objetivo o estudo da resistência de materiais e análise de seu comportamento. É exigida em indústrias e projetos para garantir a confiabilidade do produto regulamentado pela norma NBR 6152 da ABNT. O ensaio de tração consiste basicamente em tracionar um corpo de prova denominado como CP, a uma velocidade constante, até a ruptura. Existem diversos tipos de corpos de prova utilizados na prática, porém todos atendem aos requisitos estabelecidos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e as suas NB – Normas Brasileiras.
Introdução
Diante da necessidade de se obter explicações técnicas e confiabilidade do produto, foi criado este tipo de ensaio; regulamentado por normas técnicas internacionais para que tenha um diagnóstico da resistência de peças e produtos.
Corpo de prova antes, durante e depois do ensaio.
Gráfico tensão e deformação.
Aparato experimental
Utilização de uma máquina universal de tração.
1 corpo de prova de aço 1020.
Um software de tração.
Técnica experimental
Teste da máquina e do software como medida de segurança e explicação de seu funcionamento, como fixação, limite de carga e retorno do mesmo. O corpo de prova foi submetido ao ensaio de tração foi de grande importância para termos um conhecimento prático deste assunto. Além de aprendermos a obter as propriedades mecânicas, através dos gráficos, necessárias à engenharia de determinado material.
Resultados
Resultados obtidos:
Pela maneira que foi submetido o ensaio, obtivemos um resultado satisfatório, com o objetivo de desenvolver o conteúdo aplicado em sala de aula.o ensaio realizado nos permite de forma clara, identificar e conhecer as propriedades dos materiais dúcteis, demonstrou de forma objetiva e didática