Ensaios de ultra-som
Os Ensaios Mecânicos e Metalúrgicos são indispensáveis. Com o passar dos tempos, o melhor entendimento e conhecimento dos materiais, o desenvolvimento de novas ligas e a enorme gama de aplicações possíveis com os materiais, foram e estão sendo desenvolvidos e padronizados ensaios mecânico e metalúrgico para testar os materiais e os produtos metálicos.
Os principais objetivos de se ensaiar um material, vão desde obter informações comparativas constantes sobre um determinado material, até o desenvolvimento de novos materiais.
Ensaio de Ultra-som
O ensaio de ultra-som é um método de ensaio não-destrutivo baseado em ondas de ultra-som para detecção interna de defeitos em materiais ou para a medição de espessura de paredes e detecção de corrosão.
Com o ensaio de ultra-som, uma onda de som ultra-sônica pulso-ecoante é enviada através do material. Esta onda será interrompida e então parcialmente devolvida, de pontos com imperfeição interna ou da parte posterior da parede do material – respectivamente, capturar e analisar o retorno do som junto à informação útil coletada para fornecer informação sobre a localização e orientação de imperfeição e a espessura da parede do material. Os critérios de aceitação definem se a indicação é ou não é não-aceitável (um defeito).
O ultra-som é um dos mais importantes e mais versáteis métodos de teste não destrutivos usados na indústria moderna. A importância alcançada pelo ensaio por imersão entre os demais métodos, é uma certeza, pois esse tipo de inspeção que até alguns anos atrás podia ser considerado como ensaio de laboratório, converteu-se atualmente em prática corrente no material laminado plano.
Com esse método podemos medir não só a amplitude dos ecos, como também a posição dos ecos de interface água/aço, ecos de descontinuidades e eco de fundo.
A principal finalidade do ensaio por ultra-som é a detecção de descontinuidades internas em materiais ferrosos e não ferrosos metálicos e