Ensaio de ultra-som
Ensaio de ultra-som
No ensaio de ultra-som induzimos, por meio de um emissor, ondas ultra-sônicas que se propagam através do material que desejamos analisar, pelo eco captado no receptor, determina-se a existência ou não de descontinuidades.
O ultra-som é uma onda mecânica que se propaga de uma fonte emissora até uma fonte receptora, através de um meio físico, a velocidade de propagação depende do meio e do tipo de onda emitido (longitudinal ou transversal), os transdutores, são elementos fundamentais no ensaio, pois têm a função de receber o sinal elétrico do aparelho e converter esse sinal em energia mecânica de vibração, produzindo o ultra-som.
O exame ultra-sônico, assim como todo exame não destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilização de materiais ou peças deresponsabilidades.
Técnicas de ensaio
Pelo tipo de transdutor utilizado, podemos classificar o ensaio por ultra-som em quatro técnicas: por transparência, por pulso-eco, por duplo cristal e por transdutores angulares. Técnica da transparência
Não havendo descontinuidades no material, o receptor recebe aproximadamente 100% do sinal emitido. Havendo descontinuidades, o receptor recebe uma porcentagem inferior ao sinal emitido. Esta técnica é mais indicada para processos automáticos que envolvem grandes produções. Ela não é apropriada para processos de medições manuais, por diversas razões:
- cansaço em segurar dois cabeçotes;
- a face posterior da peça pode ser inacessível;
- dificuldade de bom acoplamento dos dois lados;
- dificuldade de posicionar corretamente os dois cabeçotes;
- dificuldade em manusear o equipamento e os dois cabeçotes ao mesmo tempo.
Técnica por pulso-eco:
Nos ensaios por ultra-som em