ENSAIO
O PODER DO DINHEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE MODERNA
Ensaio apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Metodologia do Estudo e da Pesquisa, do curso de Bacharel em Teologia, ministrado pelo Professor Cleinton Souza.
VITÓRIA – ES
2015
O PODER DO DINHEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE MODERNA
O Jornal a Gazeta publicou em 02/07/2013, publicou matéria sobre o golpe da pirâmide financeira disfarçada de marketing multinível, aplicado pela empresa Telexfree, empresa que supostamente comercializava minutos de telefonia via internet (VoIP). A empresa atraiu entre os anos de 2012 e 2013, mais de 450.000 (quatrocentos e cinqüenta mil) clientes divulgadores no Brasil, mediante a promessa de elevados lucros em curto espaço de tempo. O fim de 90% (noventa por cento) destes investidores foi trágico, vez que a Justiça Federal, depois de investida judicial do Ministério Público, bloqueou os bens da Telexfree, gerando grandes prejuízos aos divulgadores. A obra do Sociólogo alemão Georg Simmel, elucidada pelo professor Jessé Souza, na obra Simmel e Modernidade (2005)1, nos oferece razões para compreender o grande número de pessoas que aderiram ao sistema piramidal da Telexfree, mesmo diante da lógica escancarada de que a remuneração dos líderes dependia mais das taxas de adesão pelos membros recrutados, do que da renda e comissão sobre as vendas dos produtos e serviços.
A busca pelo dinheiro, ora exemplificada no caso Telexfree, proporcionou transformações significativas na sociedade metropolitana moderna, em especial a cisão entre a cultura objetiva e subjetiva. Neste sentido, “o dinheiro, ao separar as esferas subjetiva e objetiva, contribui para o desenvolvimento de ambas, na medida em que permite que cada qual siga uma lógica imanente”2.
Sobre o papel libertário e universalizador do dinheiro, assim aduz o autor:
“O poder libertário da economia monetária reside, como vimos, no fato de uma personalidade