ensaio
HISTÓRIA 2013.1
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTIFICO
DOCENTE: IVANICE ORTIZ
A Importância do Historiador
Por: Bianca Rocha, Marilia Ramos e Maiane Meneses.
Historiador é o profissional que averigua e pesquisa o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. Ele investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, memórias, impressos, etc. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, através fontes como arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos.
Sem os acontecimentos, o historiador não pode produzir conhecimento; sem o historiador, os acontecimentos não teriam vida. Podemos dizer que acontecimentos históricos são os eventos, as opiniões, os pensamentos e os movimentos sociais que produziram efeitos e geraram mudanças, tendo ou não, por isso, importância em algum momento do passado, na vida de um grupo ou de um povo. Os acontecimentos são "produtos" sociais "fabricados" por seres humanos que sonharam, pensaram e agiram. Cabe ao historiador analisar esses "produtos sociais" e construir sua interpretação do momento histórico que estiver pesquisando.
No entanto, é impossível que um historiador seja capaz de avaliar, discutir, compreender e explicar todos os acontecimentos, sentimentos e pensamentos que contribuíram para que determinado evento acontecesse. Assim, o historiador escolhe, de acordo com a finalidade de sua pesquisa, os aspectos que irá estudar as fontes que irá analisar, as opiniões que pretende discutir, os sentimentos que julga mais importantes.
Como se fosse detetive, o