Ensaio
O ensaio aqui apresentado está relacionado a uma pesquisa extensa no qual pude fazer principais levantamentos sobre o texto apresentado pela Professora Sandra Helena, Direito e (anti)disciplina: apontamentos teoria jurídico-constitucional, escrito por Alexandre Bernardino da Costa e Eduardo Gonçalves Rocha, bem como uma breve e sucinta análise direta sobre a última aula ministrada por Foucault em 17 de Março de 1976 no College de France, resultando na escrita do livro Em defesa da Sociedade, no qual busquei através de outras fontes o entendimento desta obra.
Breve Biografia de Foucault
Paul-Michel Faucoult, nasceu na cidade de Poitiers- França em 15 de Outubro de 1926, vindo de uma família tradicional de médicos, teve apoio de sua mãe Anna Malapert para se mudar para Paris no ano de 1945.
Em 1946 ingressou na Ecole Normale e em 1948 após uma tentativa de suicídio teve seus primeiros contato com tratamento psiquiátrico. Tendo um gênio atípico, pois devido ao seu temperamento agressivo e irônico, era um rapaz bastante solitário.
Leu alguns autores como Platão, Hergel, Max, Kant entre outros e em 1950 formou-se em Filosofia na Sorbone, formando no ano seguinte em psicologia. Participou no partido comunista, lá permanecendo por pouco tempo, devido as choques de pensamento doutrinários. Foi assistente na universidade de Lille e professor de Filosofia e Psicologia em várias universidades na Europa, inclusive chegando a lecionar no Estados Unidos.
Foucault escreveu para diversos jornais e atendeu pessoas em hospitais psiquiátricos e prisões. Chegou a fazer algumas conferências por todo o mundo inclusive no Brasil. Aos 28 anos em 1955, publicou Doença Mental e Psicologia, mas foi com História da Loucura sua tese de Doutorado com conseguiu maior notoriedade, firmando-se então como filosofo, mas preferia ser denominado como arqueólogo, pois dedicava profundamente as reconstituições de