dispositivos móveis
Resumo
O texto discute as potencialidades e dificuldades para o uso de tablets, a partir de uma pesquisa sobre os aplicativos “apps” disponíveis para o ensino de física no ensino médio. Ao contextualizar aspectos da inserção de tecnologias nas escolas de ensino médio, o texto destaca, o uso dos tablets e a forma como os professores podem se apropriar dessa tecnologia e a para melhorar a qualidade de sua aula. Por fim, faz algumas considerações sobre os aplicativos disponíveis e comenta a necessidade de uma metodologia para o uso de aplicativos no ensino de física.
Palavras chave: aplicativos (apps), tablet nas escolas,metodologia, ensino de física.
Introdução
A informática, internet e principalmente os dispositivos móveis como telefone celular(smartphone), tablet, tem provocado mudanças importantes que afetam diretamente o comportamento das pesssoas. A escola não pode ficar a margem dessa evolução, considerando que essa tecnologia pode ser uma ferramenta importante para o ensino, em todas as áreas do conhecimento.
A escola deve propiciar aos educandos e a comunidade um mínimo de conhecimento tecnológico promovendo a inclusão digital e garantindo o acesso a essa tecnologia de forma ética e responsável.
O governo federal criou o PROINFO (portaria nº 522/MEC, abril de 1997), porém investiu na construção de salas de informática e capaciatção de professores apenas ao final dos anos 90, para que os alunos das escolas públicas tivessem o acesso a computadores, internet, utilizando-o como uma ferramenta.
Segundo os PCN's [BRASIL, 1998, p. 43]
As tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade, pelas modificações que exercem nos meios de produção e por suas conseqüências no cotidiano das pessoas. Estudiosos do tema mostram que escrita, leitura, visão, audição, criação e