Ensaio tecnico
O ensaio de Impacto é um ensaio dinâmico usado principalmente em materiais que trabalham em baixas temperaturas, e é um dos ensaios empregados para o estudo da fratura frágil. O corpo de prova é padronizado e provido de um entalhe para localizar a sua ruptura e produzir um estado triaxial de tensões, quando ele é submetido a uma flexão por impacto.
A energia que o corpo de prova absorve, para se deformar e romper, é medida pela diferença entre a altura atingida pelo martelo e após o impacto, multiplicado pelo peso do martelo.
2. Introdução Teórica
2.1. O problema da Fratura frágil
Três fatores básicos contribuem para uma fratura frágil por clivagem: (1) um estado triaxial de tensões, (2) uma temperatura baixa e (3) uma taxa de deformação elevada ou uma taxa de carregamento rápida. Para que ocorra a fratura frágil, não há necessidade de que estes três fatores se manifestem todos ao mesmo tempo. Os principais responsáveis pela maioria das falhas do tipo frágil que ocorrem em serviço são a presença de um estado triaxial de tensões, tal como o que existe em um entalhe, e uma temperatura baixa. Entretanto, já que estes efeitos são acentuados a uma taxa de carregamento elevada, vários tipos de testes de impacto tem sido utilizados para determinar a suscetibilidade dos materiais à fratura frágil. Aços que possuem propriedades idênticas quando testados em tração ou torção a baixas taxas de deformação podem apresentar diferenças pronunciada na sua tendência à fratura frágil quando ensaiados em um teste de impacto com corpo de prova entalhado.
O maior sucesso tem sido alcançado pela aplicação dos conceitos da mecânica da fratura à fratura frágil. Consegue-se uma habilidade quantitativa de prognósticos para materiais de alta resistência, com pequena plasticidade. Entretanto, para os aços estruturais mais comuns, que apresentam alguma plasticidade antes da fratura frágil, são necessárias algumas modificações na análise da mecânica da fratura.
O