Ensaio sobre a lucidez
Autor: José Saramago
Ano de publicação: 2004
Título da obra: “Ensaio sobre a lucidez”
Local de edição: Lisboa
Editora: Editorial Caminho
Informações sobre o autor
Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922.
Fez estudos secundários (liceais e técnicos) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir. O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões.
Publicou o seu primeiro livro, um romance, Terra do Pecado, em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar (até 1966).
Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista Seara Nova. Foi comentador político no Jornal Diário de Lisboa.
Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do jornal Diário de Notícias. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. Casou com Pilar del Río em 1988 e em Fevereiro de 1993 decidiu repartir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura.
José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010. Obra lida
Texto literário
Género: Romance
Narrador: Heterodiegético, pois o narrador não é personagem da história, contando apenas esta, sendo bem evidente esta posição através da utilização de deíticos pessoais de 3º pessoa.
Obra: Este romance gira em torno do voto em branco e, para muitos, pode ser lido como um acto de desobediência civil e uma crítica à democracia que temos.