ensaio sobre a cegueira resumo
Ensaio sobre a cegueira é um filme baseado no livro escrito por José Saramago, o filme mostra personagens vivendo o drama da cegueira repentina, onde todos têm que aprender a viver numa sociedade totalmente devastada pelo fato acontecido.
O filme trata de uma cegueira repentina numa sociedade começando por um cidadão e se espalhando até que não há mais sociedade todos ficam cegos, mostrando a realidade pessoas desumanas e sem limites. Têm como principais personagens um oftalmologista e sua esposa a única que não fica cega durante o surto e ajuda outras pessoas quando o governo declara quarentena. Os dias dentro do local da quarentena ficam cada vez mais difíceis, pois os cegos se dividem em grupos como numa sociedade onde há o bem e o mau, limitando a comida e criando regras sem escrúpulos, tornando aqueles dias difíceis ainda mais insuportáveis. Só os cegos não sabem, mas durante a quarentena ninguém que estava fora escapou do surto, todos ficaram, cegos a cidade estava sem autoridades e finalmente eles poderiam sair do hospital onde estavam trancados vivendo dias de terror.
Com a ajuda da mulher do médico uns grupos de pessoas saem do hospital e finalmente livres procuram comida e abrigo. Todos então se abrigam na casa do doutor onde passam um tempo ate que um deles volta a enxergar trazendo de volta a esperança para os outros.
Argumentos presentes no filme
O filme tem argumentos de citação e comprovação, a citação esta presente no momento em que se fala da atuação do governo com relação à quarentena, e a comprovação com relação a acidentes acontecidos, números de casos do surto.