ensaio por ultrassom
Ao termino do procedimento de análise de todo corpo de prova (vaso de retenção de HCl), tendo como referência a alça direcionada para o lado direita, foram encontrados os seguintes defeitos:
Furo Cônico:
Na figura 1 há a presença de um defeito o “Furo Cônico”, neste local houve uma perda de sinal do ultrassom, logo com está perda de sinal,pode se concluir que há um furo cônico ou similar, sabendo que as faces não coplanares à face onde o transdutor reto está sendo posicionado têm a propriedade de desviar os pulsos emitidos pelo cristal. Portanto, as dimensões do defeito não serão detectadas pelo procedimento usado.
Rasgo 1:
Rasgo com formato de um quadrilátero, com profundidade de 15 milímetros, conforme mostrado na figura 1.
Rasgo 2:
Rasgo com formato trapezoidal, com profundidade de 15 milímetros, conforme mostrado na figura 1.
Pelo fato de os defeitos visualizados serem defeitos internos, foram feitos esquemas (desenhos) em computador para a melhor visualização. Neste desenho, é representado a profundidade e aonde estão localizados .
Figura 1. Desenho das localizações e dimensões dos defeitos no corpo de prova.
CONCLUSÃO
Após o término do ensaio por ultrassom foram encontrados defeitos com perda de parede iguais a 25% da peça , e também um “Furo Cônico”. O critério para recomendação apresentado foi :
1 Perda de parede menor que 12% nova inspeção em 60 dias
2 Perda de parede menor ou igual 12% e menos que 25% programar troca em 30 dias.
3 Perda de parede maior ou igual a 25% realizar toca imediata.
Dessa forma, tomando como base o critério para recomendação estipulado pelo empresa que requisitou o ensaio, o corpo de prova nº. CP05UV terá de ser trocado imediatamente.