Ensaio por ultrassom
Assunto: Página:
Princípios básicos do método...................................................................01
Limitações e vantagens em comparação com outros ensaios................02
Vibrações mecânicas ...............................................................................03
Conclusão.................................................................................................04
Obras consultadas....................................................................................05
Princípios básicos do método:
Introdução:
Sons extremamente graves ou agudos, podem passar desapercebidos pelo aparelho auditivo humano,não por deficiência deste, mas por caracterizarem vibrações com freqüências muito baixas , até 20Hz (infra-som) ou com freqüências muito altas acima de 20 kHz (ultra-som), ambas inaudíveis.
Como sabemos, os sons produzidos em um ambiente qualquer, refletem-se ou reverberam nas paredes que consistem o mesmo, podendo ainda ser transmitidos a outros ambientes.
Fenômenos como este apesar de simples e serem freqüentes em nossa vida cotidiana, constituem os fundamentos do ensaio ultra-sônico de materiais.
No passado, testes de eixos ferroviários, ou mesmos sinos, eram executados através de testes com martelo, em que o som produzido pela peça, denunciava a presença de rachaduras ou trincas grosseiras pelo som característico.Assim como uma onda sonora, reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultra-sônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultra-sônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir numa descontinuidade ou falha interna a este meio considerado. Através de aparelhos especiais, detectamos as reflexões provenientes do