Ensaio de Ultrassom em Materiais Compositos
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Campus de Guaratinguetá
RELATÓRIO
Assunto: Ultrassom aplicado em materiais compósitos
Disciplina: Laboratório de Processamento de Compósitos
1.Objetivo
O objetivo do presente experimento foi o de demonstrar a técnica de ensaio não destrutivo de ultrassom aplicada a materiais compósitos e demonstrar a importância de tal ensaio na caracterização dessa classe de materiais, tanto na etapa de processamento quanto na inspeção de estruturas já em serviço.
2.
Introdução teórica
2.1. Ensaios não-destrutivos
Ensaios não-destrutivos (END) é um amplo grupo de técnicas de análise usadas na ciência e na indústria a fim de se avaliar as propriedades de um material, componente ou sistema sem causar nenhum tipo de dano a este material (CARTZ, 1995). Porque os END não alteram permanentemente o artigo sendo investigado, são técnicas extremamente valiosas que podem economizar tanto tempo quanto dinheiro em avaliação de produtos, solução de problemas e em pesquisa e desenvolvimento (DUFOUR et al, 2004)
Métodos comuns de END incluem as técnicas de ultrassom, partículas-magnéticas, líquidos penetrantes, radiografia, inspeção visual remota, corrente parasita, e interferômetro de baixa coerência. END são comumente usados em engenharia forense, engenharia mecânica, engenharia de materiais, engenharia elétrica, engenharia civil, engenharia de sistemas, engenharia aeronáutica e na medicina (CARTZ, 1995; DUFOUR et al, 2004; LOSERT, 2010).
2.1.1. Aplicações de ensaios não-destrutivos em compósitos
Os materiais compósitos devem ser considerados como um meio muito diferente dos metais ao se considerar quais métodos de ensaios não-destrutivos serão os mais apropriados.
Geralmente os plásticos reforçados possuem uma condutividade elétrica muito baixa, baixa condutividade térmica, alta atenuação acústica e significante anisotropia quanto às suas propriedades físicas e mecânicas. A vida de um