Ensaio Particula Magn Tica
1. Introdução
O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. Pode ser aplicado tanto em peças acabadas e semi- cabadas e durante as etapas de fabricação.
O processo consiste em submeter à peça, ou parte desta, a um campo magnético.
Na região magnetizada da peça, as descontinuidades existentes, ou seja a falta de continuidade das propriedades magnéticas do material, irão causar um campo de fuga do fluxo magnético. Com a aplicação das partículas ferromagnéticas, ocorrerá a aglomeração destas nos campos de fuga, uma vez que serão por eles atraídas devido ao surgimento de pólos magnéticos. A aglomeração indicará o contorno do campo de fuga, fornecendo a visualização do formato e da extensão da extensão da descontinuidade.
2. Objetivo
O ensaio por Partículas Magnéticas, tem por objetivo detectar descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos, sendo que essas descontinuidades podem ser trincas, dobra inclusões, falta de fusão, etc.
O ensaio por Partículas Magnéticas pode ser realizado em materiais nos mais variados processos, em processo de fabricação (bruto), materiais acabados e semi-acabados, baseando-se em um procedimento e na norma específica.
3. . Princípios básicos
Magnetismo:
Todos nós conhecemos os imãs e dizemos que um material ferromagnético nas proximidades de um imã é por este atraído. O magnetismo é um fenômeno de tração que existe entre esses materiais. Nota-se que por vezes o fenômeno pode ser de repulsão ou de atração. Os imãs podem ser naturais, conhecidos como “pedras-ímãs” e os artificiais, fabricados a partir de aços com propriedades magnéticas específicas para esse fim. A palavra “magnetismo” vem de Magnésia na Turquia onde séculos atrás se observou o minério magnetita que é um imã natural.
Pólos Magnéticos:
Quando estudamos uma barra