ensaio los angeles
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
RELATÓRIO - ENSAIO DE ABRASÃO LOS ANGELES
1. INTRODUÇÃO
O ensaio de abrasão Los Angeles estima o desgaste sofrido pelo agregado tanto na execução como na utilização dos revestimentos asfálticos. Com esse ensaio é possível determinar a resistência dos agregados e destinar sua utilização na superfície do pavimento ou nas camadas inferiores.
2. OBJETIVO Determinar o desgaste sofrido pelo agregado quando colocado na máquina “Los Angeles”.
3. MATERIAL UTILIZADO
Balança eletrônica;
Carga abrasiva (11 esferas);
Máquina Los Angeles;
Peneiras de aberturas 9,5 mm e 7,0 mm;
Pá de cabo curto;
Escova de fibra.
4. PROCEDIMENTO
Selecionou-se a amostra retida na peneira 9,5 mm, do material retido pesou-se 5000g para a execução do ensaio. Após a pesagem colocou-se a amostra na máquina Los Angeles e em seguida as esferas (11 esferas como carga abrasiva), estabelecidas pela norma deste experimento, devidamente verificadas. Programou-se a máquina Los Angeles com uma velocidade de 33 rpm para 500 rotações.
Após completas as rotações, retirou-se todo o material do tambor da máquina, separou-se as esferas limpando-as com a escova de fibra e em seguida passou-se o material na peneira de 7,0 mm rejeitando o material passante.
Novamente pesou-se o material retido, obtendo-se a massa de 3795g.
5. NORMA
DNIT-ME 035/98.
6. MEMORIAL DE CÁLCULO A abrasão Los Angeles do agregado é calculada pela seguinte fórmula:
Logo, An= 24%
O procedimento realizado apresentou discrepância com relação ao previsto pela normatização, isso em virtude do tempo e do caráter apenas didático do ensaio.
7. CONCLUSÃO
Com base nas especificações brasileiras de uso de agregados em revestimentos de pavimentos, onde o valor da abrasão a Los Angeles é limitado entre 40 e 55%, conclui-se que o