Ensaio Laboratorial sobre Resistividade Elétrica
Ensaio laboratorial sobre Resistividade Elétrica
Mogi das Cruzes, SP
Outubro 2013UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
Ensaio laboratorial sobre Resistividade Elétrica
Prof°. Hélio
Mogi das Cruzes, SP
2013
Sumário
Introdução
Também chamada de resistência elétrica específica, ela representa o quanto o material se opõe à passagem da corrente elétrica. Quanto menor for o valor da resistividade de um determinado material mais facilmente ele permite a passagem de corrente elétrica, e quanto melhor for o condutor esse fato também se verifica.
A resistividade de um material depende de alguns fatores como:
• Temperatura em que se encontra o material;
• O material que constitui o condutor;
• O comprimento ℓ; • A área da secção transversal.
Matematicamente temos que a resistividade de um material pode ser calculada a partir da seguinte equação:
Onde ℓ é o comprimento do material, R é a resistência do material e A é a área da secção transversal.
Podemos perceber que a resistividade é diretamente proporcional à resistência que o material apresenta e inversamente proporcional ao seu comprimento. A unidade de resistividade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o ohm vezes metro (Ω.m), porém, na prática utiliza-se muito o ohm vezes centímetro (Ω.cm) e o Ω. mm2/m.
Como a resistividade é dependente da temperatura, ela é apresentada na maioria das vezes a uma temperatura de 20 °C. Nos metais a resistividade aumenta com o aumento de temperatura, já nos semicondutores aumenta com a diminuição da temperatura. O melhor condutor elétrico à temperatura ambiente é o ouro, no entantoseu uso é muito caro.
Objetivo
O objetivo deste experimento é estudar a resistividade de um condutor e analisar efeitos elétricos através do tipo de material, comprimento e a área da secção transversal do fio. Para esse estudo, foi