Ensaio granulometria
O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.
Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc.
A determinação da granulometria de um solo pode ser feita por peneiramento.
1.2 Objetivo Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento com a curva granulométrica de um solo.
2) Aparelhagem
Os principais equipamentos e utensílios utilizados no ensaio, são Balança - com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio; Estufa - Capaz de manter a temperatura (105 +ou- 5 °C);Peneiras - séries normal e intermediária; Agitador mecânico de peneiras; Bandejas; Fundo avulso de peneira.
3) Metodologia e Materiais
Procedimento experimental.
As peneiras foram colocadas, umas sobre as outras, na ordem decrescente de abertura das malhas, ou seja, a peneira com maior abertura 9,5 mm fica no topo e a de menor abertura 0,15 m é a última. Abaixo da última peneira há um fundo das peneiras uma espécie de panela que recolhe a fração que contém as partículas mais finas do material e não é retida por nenhuma peneira.
Após isso se acrescenta 0,3kg da areia que foi pesada na balança, no topo da sequencia das peneiras tampa esta sequencia que e adicionado ao vibrador este e ligado por cinco minutos para sofrer processo de peneiramento.
Ao final do ensaio pesa-se a massa da amostra retida em cada peneira e na panela do fundo, somam-se as massas para obter a massa total da amostra, sendo possível assim calcular as frações mássicas ou porcentagens retidas nas peneiras que será feito os cálculos.
4) Resultado
A seguir veremos a tabela para analise dos resultados