Ensaio finura, tempo de pega e resistência a compressão com concreto
2.1. Objetivos 2.2.1. Objetivo Geral
Desenvolver uma pesquisa voltada a Polímeros Termofixos, de modo que seja possível visualizar quimicamente o seu funcionamento e como este é empregado nas edificações da atualidade. 2.2.2. Objetivo Específico * Desenvolver uma pesquisa sobre a sua origem * Como funcionam suas atividades químicas * Fazer uma análise laboratorial de modo que seja possível expor a teoria na prática 2.2. Justificativa
Esta pesquisa se justifica pelo fato de destacar a importância do conhecimento teórico a respeito de polímeros antes de aplicar o mesmo nas construções civis. Realizar testes em laboratórios com argamassas poliméricas proporcionam um conhecimento mais detalhado sobre o mesmo e em que situação mais específica este pode ser empregada.
Segundo PETRUCCI 2007, podem ser obtidas diferenças essenciais entre resinas termoplásticas, através de grupos químicos especiais ligados à cadeia atômicas de carbonos, sendo possível obter resinas para fins específicos, de acordo com a variação destes grupos químicos.
2. Histórico dos Polímeros
Segundo VERÇOZA, ENIO JOSÉ (1975) em sua obra MATÉRIAIS DE CONSTRUÇÃO VOLUME II “Os plásticos de origem natural já eram conhecidos desde a antiguidade. Betume, borracha e goma –laca são exemplos.
No entanto, a indústria dos plásticos, tal como a concebemos, é relativamente recente. Antes de 1920 só alguma industrias os fabricavam, e apenas para consumo próprio: GE, Westhinghouse, Continental-Diamond Fibres. Depois disso o crescimento foi vertiginoso.
O estudo mais aprofundado dos plásticos teve inicio com os trabalhos de Bracannot (França) em 1883 e de Schoenbein (Suiça) em 1845, relativamente ao nitrato de celulose. Seguiram-se dai outros estudos, mas continuaram sendo materiais de laboratórios. Em 1868, John Wesley Hyatt (USA) fabricou pela primeira vez celuloide para fins comerciais. A seguir, começaram a