Aglomerantes
Cal
Tipos de cales:
- Cal Virgem;
- Cal Hidráulica;
- Cal Hidratada.
Características:
Densidade Aparente : A densidade aparente das cales varia de 0,3 a 0,65, que corresponde à massa aparente de 300 a 650 kg/m³.
Plasticidade : Propriedade que confere fluidez à argamassa, facilitando seu espalhamento. As cales magnesianas produzem argamassas mais plásticas que as cálcicas.
Retenção de água : A retenção de água é uma propriedade muito importante, evitando a perda excessiva de água de amassamento da argamassa, por sucção, para os blocos ou tijolos. É uma medida indireta da plasticidade da cal, uma vez que cales plásticas têm alta capacidade de retenção de água, embora o inverso nem sempre seja verdadeiro. Esta propriedade é, também, importante por prolongar o tempo no estado plástico da argamassa fresca, aumentando a produtividade do pedreiro.
Incorporação de areia : Propriedade que expressa a facilidade de a pasta de cal hidratada envolver e recobrir os grãos de agregado e, consequentemente, unir os mesmos. Cales com alta plasticidade e alta retenção de água têm maior capacidade de incorporar areia. Comparativamente, o poder de incorporação de areia da cal hidratada é de 1 : 3 a 4 enquanto que, no cimento, é de 1 : 2 a 2,5. Esta propriedade justifica o emprego das cales na produção de argamassas.
Endurecimento : O endurecimento decorre da recarbonatação da cal hidratada pelo absorção de CO2 presente na atmosfera. Espessuras de revestimento argamassado acima de 20 mm podem prejudicar o processo de recarbonatação da argamassa impedindo a efetivação das reações próximo à interface substrato x argamassa e, consequentemente, reduzindo a aderência do revestimento.
Resistência á compressão : O uso da cal hidratada contribui muito pouco para a resistência à compressão das argamassas. Isto levou alguns construtores a substituí-la pelo cimento Portland, quando de seu aparecimento no começo do século e, só mais tarde,