Ensaio Estufa
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Aluno: Zilaine de Assis Nascimento Ferreira
Data: fevereiro de 2014
Assinatura:._______________________________________
Professor: Ricardo Lacerda
1 INTRODUÇÃO
O ensaio determina a umidade pelo método da estufa, a umidade do solo ou o teor em água é definido como o peso da água contida numa amostra de solo dividido pelo peso seco das partículas solida do solo, com isso a mesma é expressa em porcentagem.
No método de secagem na estufa a amostra é mantida com temperatura entre 105° C e 110° C, até que a mesma apresente peso constante, o que significa que ela perdeu sua água por evaporação.
2 OBJETIVOS
Execução do ensaio pelo procedimento geral para determinação de uma umidade em amostra de solo, avaliar e apresentar os resultados e conclusões obtidos.
3 DEFINIÇÕES
Teor de umidade de um solo: é a razão entre a massa d’água contida no solo, evaporável em estufa a 105-110o C, e a massa dos grãos de solo secos em estufa, à mesma temperatura, até constância de massa. Tem símbolo “H” ou “h” e é expressa em porcentagem.
Teor de umidade higroscópica de um solo: é o teor de umidade do solo, após destorroamento e secagem prévia ao ar livre, de modo a não apresentar água livre ou capilar.
Fator de conversão de solos: é o valor numérico que, multiplicado pela massa de uma amostra de solo úmido, resulta em massa de amostra de solo seco. Tem símbolo FC .
Constância de massa: considera-se que uma amostra atingiu constância de massa, quando em duas pesagens consecutivas, permanecendo a amostra na estufa por um intervalo de tempo razoável entre elas, apresentar mesma leitura na pesagem.
Solos: Provenientes da decomposição das rochas ou sedimentação não consolidada de seus grãos, sem ou com matéria orgânica coloidal ou fibrosa.
São identificados por sua textura, granulometria,