cancer de mama
O câncer caracteriza-se pelo aumento progressivo do número de células anormais,provenientes de um determinado tecido normal. Estas células anormais podem chegar acorrente sangüínea, invadir outros tecidos e disseminar-se em outros órgãos, causando ametástase. Esta malignidade celular altera o ácido desoxirribonucléico (DNA) e geralmenteé causada pela ação de agentes físicos e biológicos considerados cancerígenos. O câncer éuma massa anormal de células ou tecidos com crescimento exagerado iniciado por umestímulo e continua crescendo mesmo depois que cessa o estimulo (CLEMENTES 1991).
O processo de conversão de uma célula normal a um estado maligno chama-secarcinogenesis e o agente que promove e induz esse processo denomina-se carcinogênico.Os fatores que predispõe a malignidade podem ser características genéticas ou fatoresambientais. Algumas pessoas são mais sensíveis a fatores ambientais que outras. Odesenvolvimento do câncer humano prolonga-se durante muitos anos. O tecido do tumor eas características celulares têm um longo e progressivo período de latência. Após umapopulação de células novas surgirem ela passa por estágios até evoluir de uma célulanormal para uma célula pré-neoplásica, pré maligna para maligna. Estudos envolvendopacientes com doenças malignas ou doenças associadas com aumento de risco de câncer,mostram sinais de aumento das modificações oxidativas do DNA ou alguma deficiência noseu reparo. Os experimentos suportam que os danos oxidativos do DNA são importantesfatores mutagênicos e aparentemente carcinogênicos (LOFT, POULSEN, 1996).
O processo de carcinogênese é lento, podendo levar vários anos para que uma célulacancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por váriosestágios: 1- Estágio de Iniciação: as células sofrem transformações pela interação de DNAcom agentes cancerígenos. Embora a reação seja rápida, a célula atingida permanece numperíodo variável de latência até que um