ensaio do livro "como ordenar as ideias"
O primeiro passo é a elaboração da introdução. É nela que fornecemos a ideia geral do tema, situando o leitor na história, na teoria, ou no espaço. Para que seja de qualidade, ela deve conter o anuncio do plano, e certa dose de entusiasmo, a fim de motivar e prender a atenção dos ledores. É indispensável, também, que o expositor domine o conteúdo a ser trabalhado.
Logo após, vem o desenvolvimento, onde discorreremos o tema proposto na introdução. Para melhor compreensão devemos dividi-lo por partes, evitando, assim, repetições, e proporcionando progressão nas idéias. È importante ressaltar que assuntos secundários e o excesso de divisões devem ser evitados, pois traria distração na hora da leitura.
Por fim, temos a conclusão que é a síntese dos argumentos maciços que foram apresentados ao longo da exposição. Ela deve ser breve, energética e convincente, para que a mensagem transmitida marque o receptor. Esses conceitos são abordados, ao longo do livro, de forma clara e objetiva, caracterizando-o como um livro didático. Um recurso comumente utilizado é a comparação dos temas estudados com situações do cotidiano, aproximando a proposta de Boaventura à nossa realidade. Em adicional, ele traz, ao final de cada capítulo, um quadro-resumo que sintetiza todas as ideias apresentadas até então, e em seguida, uma parte exemplificativa, o que reafirma o seu sentido pedagógico.
Além de a obra apresentar clareza nas explicações, nós não temos a necessidade de possuir conhecimentos prévios. Estes