Normas para ensaio academico
REGRAS DA ELABORAÇÃO DE UM ENSAIO
I. Noção
O ensaio escolar é uma pequena peça escrita de análise de determinado problema, com vista a identificar uma questão, discorrer sobre ela e chegar a conclusões. Um ensaio não é uma narrativa nem uma simples descrição de factos ou posições doutrinais; pressupõe, antes, a análise, explicitação e interpretação dos mesmos.
II. Escolher o tema
A escolha do tema, objecto de ensaio, obedece a motivações ou atracções pessoais, sobretudo o interesse por determinada matéria ou a vontade de aprofundar o estudo de certa problemática. Todos os temas podem dar bons ensaios (ver acima o sumário do curso). Mas a escolha deve ter em conta o tempo disponível e a previsível complexidade das matérias.
III. Planear
Uma vez escolhido o tema, há que planear o ensaio, i.e., esboçar previamente as respectivas linhas gerais, ou seja, as questões envolvidas, as diferentes perspectivas para as abordar, a bibliografia disponível. O plano ajuda a abordar o tema nos seus variados aspectos e a orientar a investigação. A elaboração do plano exige em regra uma pesquisa preliminar do assunto, uma espécie de préinvestigação, nomeadamente em artigos de enciclopédia ou num estudo elementar sobre o assunto. O planeamento pressupõe a definição das questões a que o ensaio deve dar resposta: qual é precisamente o problema envolvido?; quais são as suas implicações?; quais as questões que se levantam?; etc. O objectivo da leitura e investigação ulterior será o de encontrar a resposta para cada uma destas questões. Esta relação entre o plano e o ensaio não deve porém ser rígida. Pode suceder que durante a investigação ou a própria redacção se verifique a necessidade de introduzir alterações ou adaptações no plano inicialmente traçado. O plano é uma rota indicativa da viagem, não um plano de pormenor imutável.
Prof. Vital Moreira
2
IV. Investigar
Já vimos que para preparar o plano há que proceder a uma investigação