Como ordenar as ideias
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
PALMAS - TOCANTINS
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Solange Vogado de Sousa
RESENHA DA OBRA
“COMO ORDENAR AS IDEIAS”
Trabalho referente a disciplina de Português Instrumental do 1° período de Ciências Contábeis do prof. Ms. Ary Carlos
Palmas – Tocantins
30 de Setembro de 2009
BOAVENTURA, Edvaldo Machado. Como ordenar as idéias. 8ª ed. São Paulo: Atica, 2001. 59p.
Edvaldo Boaventura nasceu em 10 de dezembro de 1933, em Feira de Santana Bahia, é bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fez Doutorado de Direito e obteve a docência livre em Economia Política pela mesma universidade em que se formou em Direito e Ciências Sociais. E membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, Academia de Letras Jurídicas da Bahia, Academia Brasileira de Educação, Academia de Letras de Feira de Santana, Boaventura é também benemérito da Universidade Conquistense e correspondente da Universidade de Campos do Jordão.
Em sua obra, Como ordenar as idéias, Edvaldo Boaventura faz uma explanação sobre método de elaboração de um plano visando a ordem do desenvolvimento das idéias a partir de uma previsão do que se vai expor.
Para demonstrar sua opinião sobre como ordenar suas idéias, o autor utiliza-se do método de Descartes, que consiste em introduzir um ponto de partida de forma clara e de fácil compreensão, outro de chegada onde se conclui o que foi exposto, intercalados por um desenvolvimento do corpo do assunto por partes.
Na introdução a definição do assunto é fundamental, demonstrando ao leitor um aspecto objetivo do texto descrito, Boaventura explica que é essencial uma introdução interessante que motive o leitor a prestar atenção ao tema que será desenvolvido.
Após a