Ensaio de tração
Ana Rebeca Marques
Gabriel Mendes
Kássia Sousa
Larissa Sodré
ENSAIOS MECÂNICOS: TRAÇÃO
São Luís- MA
2012
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
Ana Rebeca Marques
Gabriel Mendes
Kássia Sousa
Larissa Sodré
ENSAIOS MECÂNICOS: TRAÇÃO
Relatório apresentado à disciplina Ensaios Mecânicos, ministrada pelo professor Samuel, para fim de obtenção de nota.
São Luís- MA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 MATERIAIS E MÉTODOS 4 3 DISCUSSÕES E RESULTADOS 5 4 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material.
A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do provete, no caso de matérias com certa ductilidade. A ruptura sempre se dá na região mais estreita do material, a menos que um defeito interno no material, fora dessa região, promova a ruptura do mesmo, o que raramente acontece.
A precisão de um ensaio de tração depende, evidentemente, da precisão dos aparelhos de medida que se dispõe. Com pequenas deformações, pode-se conseguir uma precisão maior na avaliação da tensão ao invés de detectar grandes variações de deformação, causando maior imprecisão da avaliação da