Ensaio de tração
Em um ensaio de tração, um corpo de prova é submetido a uma força axial de tração que é aplicada até a ruptura do material. Na maioria das vezes, o corpo de prova é um corpo de forma e tamanho padronizado, para que a comparação dos resultados seja mais viável.
Com esse ensaio pode-se medir e detectar o comportamento do material, sendo possível o cálculo do módulo de elasticidade, limite de escoamento, o limite de resistência, a tensão de ruptura e a deformação causada no material. Módulo de elasticidade é a propriedade mecânica que mostra a rigidez do material, limite de escoamento é quando o material passa da fase elástica para a fase plástica, limite de resistência é a máxima tensão que o material suporta e tensão de ruptura é a tensão na hora que o material se rompe.
Nesse ensaio, o corpo de prova é preso à célula de carga e uma força é aplicada lentamente na direção axial, tracionando o corpo. A máquina, que está diretamente ligada a um software, plota um gráfico de força por deformação, ao mesmo tempo em que o ensaio vai acontecendo. Com esse gráfico podemos analisar as características do material e determinar suas propriedades.
2. Objetivos
Esse trabalho tem como objetivo calcular os valores do módulo de elasticidade, limite de escoamento, limite de resistência, tensão de ruptura e a deformação causada no material através de dados experimentais obtidos pelo ensaio de tração realizado em uma máquina universal de ensaios e comparar com os valores encontrados na literatura.
3. Materiais Utilizados Máquina universal de ensaios (com uma célula de carga de 10 toneladas):
Marca: Time Group Inc. Modelo :WDW-100E
Materiais ensaiados (corpos de prova):
Duas peças de aço 1020 cilíndricas com raios e comprimentos diferentes. Para medir esses parâmetros foi utilizado o paquímetro medindo três vezes e tirando a média. Também foi ensaiado um lacre de nylon.
Corpo de prova 1 (aço 1020)
Diâmetro inicial Diâmetro final Comprimento inicial