ensaio de traçao
Objetivo: Determinar as propriedades mecânicas tais como: limite de elasticidade, limite de resistência, limite de escoamento, limite de ruptura, limite de alongamento e de redução de área ou estricção.
Descrição do ensaio: O ensaio consiste em aplicar uma força axial lentamente em um corpo de prova com dimensões padronizadas de modo a promover sua deformação e finalmente sua ruptura.
Deformação: É a variação das dimensões de um corpo de prova durante a aplicação de uma força.
Deformação elástica: É uma Deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. Após o esforço mecânico, o metal volta à forma e às dimensões originais. Em outras palavras, é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, a material volta ao estado inicial.
Deformação Plástica: É a deformação que permanece após a carga que a ocasiona ter sido removida. É a parte permanente da deformação além do limite elástico de um material. Também é chamada de deformação plástica e fluxo plástico.
Tensão
É definida como o cociente entre a força aplicada e a área da seção resistente inicial. A unidade em SI para tensão é o pascal (símbolo Pa), que é uma medida de força por unidade de área. A unidade da tensão é a mesma que a da pressão. Grandezas de engenharia são normalmente medidas em Megapascal (MPa) ou Gigapascal (GPa). Em unidades inglesas, tensão é expressa em libras-força por polegadas quadradas (psi) ou kilolibras-força por polegadas quadradas (ksi).
Nesse caso a tensão se representa por um escalar designado com a letra grega σ (sigma) e é dada por: σ= FAUnidades:
Força: Kgf ou N Nmm2Mpa , Nm2 (Pa)
Área: mm2
Diagrama Tensão x Deformação
Quando um corpo de prova é submetido a uma tração pode se construir um diagrama tensão x deformação pelas medidas diretas de tensões e de deformações.
1. Fase elástica: É a fase na qual o material