Ensaio de máteriais
Características de materiais obtidas através dos ensaios são fundamentais para o dimensionamento de elementos estruturais. Pode-se definir ensaio como a observação do comportamento de um material quando submetido à ação de agentes externos como esforços e outros.
Os ensaios são executados sob condições padronizadas, em geral definidas por normas, de forma que seus resultados sejam significativos para cada material e possam ser facilmente comparados.
1.1 Ensaios de dureza
Pode-se definir dureza como a resistência que um material oferece à penetração de outro em sua superfície. Ao contrário do ensaio de tração, o ensaio de dureza pode ser feito em peças acabadas, deixando apenas uma pequena marca, às vezes quase imperceptível. Essa característica faz dele um importante meio de controle da qualidade do produto.
1.2 Ensaios de dureza Brinnel
Em testes Brinell, um penetrador esférico duro é forçado para dentro da superfície do metal a ser testado. O diâmetro do penetrador de aço endurecido (ou de carbeto de tungstênio) é de 10,00 mm (0,394 polegadas). Cargas padrões variam entre 500 e 3000 kg em incrementos de 500kg; durante um teste, a carga é mantida constante por um especificado tempo (entre 10 e 30 s). Materiais mais duros requerem maiores cargas aplicadas. O número de dureza Brinell, HB, é uma função tanto da magnitude da carga quanto do diâmetro da penetração resultante. Este diâmetro é medido com um microscópio especial de baixa potência, (ou lupa graduada), utilizando uma escala que está na ocular. O diâmetro medido é então convertido ao número de dureza Brinell (HB) usando uma tabela de conversão apropriada.
2. Objetivo
Após a entrega de um lote de chapas com espessura de 5 mm, com dureza especificada entre 400 e 420 HB, acompanhado com certificado de qualidade, indicando que para a medida de dureza foi utilizada a escala Brinnel, com carga