ENSAIO DE GRANULOMETRIA DOS GRÃOS
● INTRODUÇÃO
Este ensaio foi realizado de acordo com a norma NBR NM 248 no laboratório de materiais da UNP/Nascimento de Castro. O ensaio consiste em prescrever o método para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para utilização na composição do concreto. Foi-nos apresentado pelo professor Ítalo Vale o agregado miúdo que seria utilizado nos ensaios e todos os equipamentos necessários para a realização dos ensaios, que são:
- Balança: Com resolução de 0,1% da massa da amostra do ensaio;
- Agitador mecânico de peneiras;
- Bandejas;
- Escova ou pincel: de cerdas macias;
- Peneiras: com 4,75mm, 2,36mm, 1,18mm, 600mµ, 300mµ, 150mµ, tampa e prato de fundo.
● PROCEDIMENTOS
Inicialmente, o professor Ítalo separou uma amostra do agregado “seco” com a massa de 1.000,00g(Fotografia 1), assim pulando uma das etapas, que seria a secagem do agregado em uma estufa.
Ele também explicou que ao final do ensaio pode haver uma diferença na massa do agregado, sendo esta admitida em mais ou menos 0,3%. Na etapa seguinte, o professor verificou que o agregado a ser utilizado dispensaria a peneira de Nº 9,50mm, de modo que a sua malha de espaçamento, não iria exercer sua função junto ao agregado. O professor verificou se havia algum resíduo de ensaios passados nas peneiras utilizando uma escova, fazendo movimentos no fundo por dentro e por fora e se certificando que a peneira estava em condições de uso. Na sequência o professor empilhou as peneiras e foi despejando o material lentamente, com cuidado para que não houvesse o desperdício do material. Com essa etapa concluída, as peneiras foram colocadas no agitador mecânico, onde foram fixadas com presilhas, para que durante a agitação as peneiras ficassem firmes, sem o risco de caírem. As peneiras ficaram no agitador mecânico durante 3 minutos (Fotografia 2), logo a seguir, as peneiras foram retiradas uma a uma, o material que ficava no fundo delas era