Ensaio de Dobramento para Materiais Fr geis
Figura 1 - Ensaio de Flexão
O valor da carga máxima, no momento da ruptura, permite calcular o momento fletor máximo na seção. A tensão máxima, correspondente à fibra mais externa da seção, é chamada módulo de ruptura ou resistência ao dobramento. Os valores específicos do módulo de ruptura para seções retangulares e circulares são dados pelas expressões abaixo: Onde L é o comprimento entre apoios. Os parâmetros medidos durante o carregamento podem ser usados para caracterizar a resistência do material como num ensaio de tração. Quando o ensaio de tração não puder ser realizado o ensaio de dobramento representa uma alternativa simples, pois utiliza corpos de prova de fabricação mais barata.
Procedimento de Ensaio
Construção do Corpo de Prova. Para a construção do corpo de prova foi utilizado uma impressora 3D TIPO TAL, QUE UTILIZA MATERIAL TIPO TAL. Para a impressão foi utilizado um modelo 3D com 3,7mm de espessura, 23,75mm de largura e 150mm de comprimento.
Dispositivo de Ensaio ( NBR 6153 ) De acordo com a norma NBR 6153, foi dimensionado o dispositivo para o ensaio de dobramento. De acordo com a norma a distancia entre apoios deve obedecer a seguinte equação:
Onde: = distancia entre apoios
R = raio do apoio e = espessura do corpo de prova.
Figura 2 - Dimensões Ensaio de