ensaio de compressao simples
O ensaio determina a resistência à compressão simples sem confinamento lateral, que é o valor da pressão correspondente à carga que rompe um cilindro de solo submetido à um carregamento axial. A resistência a compressão é o valor da carga máxima de ruptura do material ou o valor da pressão correspondente à carga na qual ocorre deformação específica do cilindro de 20, naqueles casos em que a curva tensão x deformação axial não apresenta pico.
A resistência ao cisalhamento não drenada, ou cu, é a metade da resistência à compressão simples. O valor medido de resistência neste ensaio é para a condição não drenada, pois o ensaio é realizado tão rapidamente que não há perda de umidade para o meio ambiente.
O ensaio de compressão simples pode ser executado de duas maneiras:
• Por deformação controlada: controla- se a velocidade de deformação do corpo de prova e mede- se a carga aplicada correspondente;
• Por carga controlada: controla-se a carga aplicada ao corpo de prova e mede- se a deformação correspondente.
Equipamentos:
Máquina de compressão simples;
Serra de arrame ou faca;
Talhador de amostras;
Berço de amostras;
Paquímetro;
Cronômetro;
Balança;
Cápsulas;
Dissecador;
Estufa;
Extrator de amostras;
Extensômetro;
Anel dinamométrico;
Prensa.
Para solos compactados pode-se usar molde de 5 por 10 cm, soquete e amostra preparada na umidade desejada ou então prepara-se a amostras usando o equipamento do ensaio de compactação e então procede-se a redução para as dimensões de 5x10 cm utilizando-se o talhador de amostras.
1. O corpo de prova para o ensaio de compressão simples pode ser obtido de uma amostra indeformada de solo contida no tubo Shelby ou bloco de amostra, ou pode-se ainda obtê-lo por compactação.
2. Retira-se uma porção da amostra em questão com dimensões maiores que as requeridas para o corpo de prova. Leva-se a amostra para o talhador, onde reduz-se para o diâmetro desejado com auxílio da serra