materiais de construção
PRINCIPAIS ENSAIOS
Ensaio de compressão simples
Ensaio de tração simples
Ensaio de Cisalhamento
Ensaio de Flexão
ENSAIO DE COMPRESSÃO SIMPLES Para a determinação das propriedades mecânicas das diferentes espécies de madeira, pode-se lançar mão de uma série de ensaios de laboratório. Dentre os mais comuns, tem-se, por exemplo, o ensaio de compressão simples. Neste ensaio, ilustrado a seguir, corpos-de-prova prismáticos são levados a ruptura, obtendo-se a resistência à compressão média, fc, e, com o auxílio de instrumentos de edição de deslocamentos (extensômetros), pode-se obter também o módulo de elasticidade médio na compressão.
Este mesmo ensaio pode ser conduzido de maneira a se obter os mesmos parâmetros, porém relativamente a corpos-de-prova um pouco mais curtos (10 cm de comprimento) e cortados perpendicularmente à direção de suas fibras. Assim, com o ensaio, obtém-se a resistência à compressão média normal às fibras, fcn, e o módulo de elasticidade médio na compressão normal às fibras, Ecn.
ENSAIO DE TRAÇÃO SIMPLES Neste ensaio, corpos-de-prova são usinados de maneira que possam ser convenientemente colocados em máquinas de tração. Levando-se os corpos-de-prova à ruptura, pode-se obter a resistência à tração, ft, da madeira ensaiada. O módulo de elasticidade na tração não costuma ser medido, bem como não se realiza este ensaio para a obtenção de propriedades medidas normalmente às fibras, pois tais valores tendem a ser muito baixos, sendo desprezados.
Ter que se usinar o corpo-de-prova de tração para que ele fique com uma forma muito peculiar torna a realização do ensaio de tração uma tarefa um tanto complicada. No entanto, a resistência à tração das espécies vegetais é um parâmetro muito importante a ser medido. Assim, uma alternativa interessante que se tem, ao invés de se obter a resistência à tração, ft, diretamente do ensaio de tração simples, é a obtenção de um