ensaio de cisalhamento
Campus São Cristóvão
CCET - Centro De Ciências Exatas E Tecnologia
DMEC – Departamento de Engenharia Mecânica
Ensaio de cisalhamento
Disciplina: Ensaios de materiais
Docente: Prof. Dr. André Luiz
Discentes: Umberto Bittencouth
Jose Orlando
17/Dezembro
São Cristóvão
INTRODUÇÃO
Tensão de cisalhamento é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos porém em direções semelhantes no material analisado. Exemplo: a aplicação de forças perpendiculares mas em sentidos opostos.
Uma força de corte é a componente tangencial da força que age sobre a superfície e, dividida pela área da superfície, dá origem à tensão de corte média sobre a área quando a área tende a um ponto.
Obtém-se deformação na atuação de uma força tangencial a uma superfície.
Exemplo: Duas placas tectônicas, uma para cima ou para baixo e a outra imóvel, ambas paralelas. Mas este exemplo não é utilizado em Tensão de corte; é apenas um exemplo para melhor entendimento, e isso também não ocorre na natureza (As placas movimentam-se sempre em outra direção, adicionalmente e raramente estão paralelas).
Este tipo de tensão é chamada também de tensão cisalhante, conforme costume do corpo técnico brasileiro atual. Em diversos livros de engenharia este tipo de tensão tem destaque especial na determinação e dimensionamento de estruturas isostáticas e isóbaras, às vezes isócronas.
Figuras 1 e 2: Cisalhamento duplo
Figura 3: Cisalhamento simples
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Quando duas forças cortantes estão infinitesimalmente próximas, o efeito do momento existente entre elas pode ser desconsiderado. Desta forma, aas tensões provocadas nos pontos de uma seção podem ser atribuídas apenas a estas forças. Sejam duas forças cortantes em equilíbrio, atuando em duas seções infinitesimalmente próximas, como mostra a figura a baixo:
Desprezando-se o efeito do momento, o