ENSAIO DE CISALHAMENTO DIRETO
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL
ALISSON SILVEIRA PINTO
ÍTALO TROMBINI
TATIANE BONFIM BREGINSKI
RELATÓRIO ENSAIO DE CISALHAMENTO DIRETO
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1. Prescrever o método de determinação das propriedades de adensamento do solo, caracterizadas pela velocidade e magnitude das deformações, quando o solo é lateralmente confinado e axialmente carregado e drenado.
2.
2. OBJETIVO
3. - Calcular o adensamento unidimensional do solo do Grupo 3 da sala S01.
4. - Medir e por fim determinar quanto o solo recalcará.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
5. Quando um solo é submetido a um acréscimo de carga, ocorrerá um reajuste na estrutura do mesmo, o que pode ser considerado como uma deformação plástica com uma correspondente redução de vazios. Uma pequena parte desta deformação será elástica (recuperada quando se retira a carga), o que comparando-se ao baixo valor do módulo de elasticidade dos solos considerados, é desprezível.
6. Quando uma carga é aplicada a um solo não coesivo (granular) seco, parcialmente saturado ou saturado, ou mesmo a um solo coesivo seco, o processo de desenvolvimento das deformações plásticas ocorrerá em um curto intervalo de tempo, o que pode ser considerado praticamente instantâneo. O fluido nos poros dos solos secos (ar) tem baixa viscosidade, é facilmente compressível e o solo não oferece resistência à saída de ar de seus poros. Nos solos granulares saturados, o valor da permeabilidade k será tão elevado que a água dos poros pode escapar rapidamente.
7. No caso de um solo coesivo parcialmente saturado ou saturado, o tempo para que toda a deformação plástica ocorra é muito maior e depende de alguns fatores, quais sejam:
8. - Grau de saturação,
9. - Coeficiente de permeabilidade,
10. - Propriedades do fluido dos poros,
11. - Comprimento do caminho que deverá ser