ensaio de chamas
Felipe Rosa
Kleber Lima
Lorena Aragão
Rafael Barros
Vitor Bustani
Professor: Iran Viana
Resumo
A Química é a ciência que estuda a matéria, logo as transformações químicas por ela sofridas e as variações de energia que acompanham estas transformações. Ela representa uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas.
Desta área do conhecimento, destaca-se o foco teórico-prático, (Bueno ET al., 2004), cita que não havendo uma articulação entre os dois tipos de atividades, isto é, a teoria e a prática, os conteúdos não serão muito relevantes à formação do indivíduo ou contribuirão muito pouco ao desenvolvimento cognitivo deste.
Ao iniciar a fase prática no estudo da Química, dá-se preferência por um espaço adequado, um Laboratório de Química, neste estarão presentes ferramentas, utensílios, materiais e reagentes químicos, os quais organizadamente propiciam o desenvolvimento dos procedimentos práticos, de âmbito laboratorial. O conjunto destes itens propicia o manuseio dos equipamentos para a realização da experimentação referente às diversas reações químicas, como por exemplo, o “teste da chama”, que envolve a utilização do bico de Bünsen.
Introdução
O teste de chama é um ensaio utilizado na química analítica que permite detectar a presença de alguns cátions em amostras de compostos, baseando-se no espectro de emissão característico de cada elemento.
O teste tira proveito do fato de que quando um determinado elemento químico é exposto a uma quantidade de energia (para a chama, energia em forma de calor), parte dos elétrons da última camada de valência recebe esta energia e avança para um nível de energia mais elevado, alcançando um estado conhecido com estado excitado. Ao retornar do estado excitado para o estado anterior (estado fundam), os elétrons liberam a energia recebida em forma de radiação.
Separar seis vidros de relógio
Numerar de um a seis
Colocar uma pequena quantidade de cada sal em cada vidro de