Ramacrisna
Percepção se refere ao modo como interpretamos as mensagens de nossos órgãos dos sentidos, para dar alguma ordem e significado ao nosso meio ambiente.
É a forma como o indivíduo reage as sensações e como as organiza. Este processo é denominado de “Percepção”.
A chave desta definição é a palavra interpretar, ou seja, como pessoas diferentes podem “ver” a mesma situação de maneiras diferentes. Como a interpretação do significado de um evento em particular, determinará a maneira como esses indivíduos reagirão a ela.
2 – Explique: “O Mundo real é um território e a percepção que temos dele é um mapa”.
Nosso modelo do mundo difere do próprio mundo, visto que nosso sistema nervoso distorce e elimina porções do mundo real. Esse fato reduz o alcance da experiência humana e introduz diferenças entre o que realmente está acontecendo e nossa experiência do acontecimento.
3 – Cite e explique cada uma das 03 restrições que atuam no processo perceptivo.
Estudos apontam que o nosso modelo do mundo difere do próprio mundo. Ou seja, no nosso processo de percepção da realidade sofre a interferência de três filtros, a saber:
Restrições Neurológicas - Nosso sistema nervoso constitui o primeiro grupo de filtros que distinguem o mundo ( território ) de nossas representações do mundo (mapa ). Essas restrições são chamadas de Restrições Neurológicas.
“A função do cérebro e do sistema nervoso é proteger-nos de sermos engolfados e confundidos por essa massa de conhecimento em grande escala, inútil e irrelevante, pela interpretação da maior parte dela, deixando somente essa seleção bem pequena e especial que, provavelmente, é de uso prático.
Restrições Sociais – Esses filtros são todos aqueles a que estamos sujeitos como membros de um sistema social: nossa língua, as influências recebidas em nosso processo educacional, valores, conceitos e preconceitos assimilados dos grupos sociais com os quais convivemos, etc.
Um outro fator de