Ensaio de Adensamento
Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias.
Curso: Engenharia Civil
ADENSAMENTO
CAMPINAS – Sem II, 2014
ADENSAMENTO
Relatório de aula prática, à Faculdade de Engenharia Civil, do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e Tecnológicas, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Profª Rodrigo Urban
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Campinas – Outubro/2014
Sumário
1 OBJETIVO 3
2 METODOLOGIA 4
2.1 Material Utilizado 5
2.2 Procedimento 5
3 RESULTADOS 6
3.1 Ensaio Carga Constante 7
3.1.1 Resultados Volumes Cilindros 7
3.1.2 Calculo Vazão 7
3.1.3 Calculo Coeficiente de Permeabilidade K – Temperatura T=21°C 8
3.1.4 Calculo Coeficiente de Permeabilidade K – Temperatura 20°C 9
4 DISCUSSÃO 9
5 CONCLUSÃO 11
6 COMENTÁRIOS 12
7 BIBLIOGRAFIA 13
1 OBJETIVO
Determinar o valor correspondente à tensão de préadensamento pelo método Pacheco e Silva, o índice de compressão e o índice de recompressão de uma amostra de solo indeformada que foi retirada na Baixada Santista, a 8m de profundidade.
2 METODOLOGIA
O ensaio de adensamento foi apenas demonstrativo, devido ao ensaio ser extenso, não sendo possível a sua realização apenas durante o período de aula. Os resultados deste ensaio foram retirados do exemplo contido na apostila.
O adensamento é o fenômeno pelo qual os recalques ocorrem com a expulsão da água dos vazios, para o processo de adensamento foi simulado a aplicação de cargas em um corpo de prova, afim de expulsar a água através das pedras porosas.
A cada acréscimo de carga são realizadas leituras das deformações e variação da altura ao longo do tempo. Aplicando as fórmulas e efetuando a montagem dos gráficos, podemos obter a tensão de pré adensamento, e os índices de compressão e recompressão.
2.1 Material