Ensaio 2 - Circuitos com Interruptores
Ensaio 2 – Circuitos com interruptores paralelos e intermediários, lâmpadas incandescentes e minuteria
1.
Objetivos
Familiarização com o uso de interruptores paralelos e intermediários, assim como entender e observar o funcionamento de uma minuteria.
2. Materiais e componentes
Disjuntor termomagnético;
Lâmpadas incandescentes;
Interruptores paralelos;
Interruptor intermediário;
Minuteria;
Fios fase, neutro e de retorno;
Cronômetro.
(amperagem e voltagem) e é função da soma das potencias das lâmpadas instaladas. Já o sistema individual é instalado numa caixa de passagem de corredores ou áreas de circulação em geral e é um sistema mais econômico que o coletivo, uma vez que permite ligar individualmente as lâmpadas de cada andar ao se acionar o botão de comando.
As principais aplicabilidades dessas minuterias são na iluminação de escadarias de prédios de apartamentos, corredores e ambientes que necessitam ser iluminados durante curtos períodos de tempo.
Abaixo segue um esquema de ligação dessas minuterias:
3. Fundamentos teóricos
Minuteria
A minuteria é um dispositivo para controle eletrônico da iluminação que necessita de ação humana para acionar o circuito, desliga-se automaticamente após um tempo previamente regulado.
O seu funcionamento consiste no fato que ao se pressionar o botão do interruptor, o circuito é fechado, sendo fornecida a tensão necessária para o funcionamento desse circuito. A temporização da minuteria pode variar de 15 segundos a 5 minutos, onde depois de decorrido o tempo programado para a lâmpada permanecer acessa é necessário um novo acionamento do interruptor para que a lâmpada volte a ascender.
Essas minuterias podem ser de dois tipos: coletiva ou individual. No sistema coletivo a minuteria é instalada num Quadro de
Distribuição (QD) podendo conectar uma série de lâmpadas de alguns ou de todos os andares de um