chaves de alta tensão
As chaves de alta tensão desempenham funções fundamentais para a operação do sistema elétrico de potência. Nas subestações estas podem exercer diversas funções, sendo a mais comum a de seccionamento de circuitos por necessidade operativa, ou por necessidade de isolar componentes do sistema, como, por exemplo, equipamentos ou linhas, para a realização de manutenção nos mesmos. Neste último caso, as chaves abertas que isolam o componente em manutenção devem ter uma suportabilidade entre terminais às solicitações dielétricas de forma que o pessoal de campo possa executar o serviço em condições adequadas de segurança.
Definição
Segundo a NBR-6935, chave é um dispositivo mecânico de proteção e de manobra que na posição aberta assegura uma distância de isolamento, e na posição fechada mantém a continuidade do circuito elétrico nas condições especificadas.
1 Chaves de Baixa Tensão
1 Tipos de chaves de Baixa Tensão
Seccionadores (chave-faca, fusível, seccionadora fusível);
Interruptores;
Disjuntores;
Botoeiras;
Relés;
Contactores;
Minuteria;
Entre outras.
2 Chave Seccionadora (Chave Faca)
Chave seccionadora ou chave faca (sua lâmina de contato lembra uma faca) é um dispositivo destinado manobras e desligamento de circuitos, como por exemplo, os circuitos elétricos de distribuição primário. São instaladas em pontos estratégicos visando:
Seccionar a rede para minimizar os efeitos das interrupções programadas ou não;
Estabelecer seccionamento visível em equipamentos como religadores automáticos, chaves à óleo;
Estabelecer “by pass” em equipamentos como reguladores de tensão;
Como “vis a vis” para manobras de circuitos.
Para sua abertura (seccionamento com carga) é obrigatório o uso do equipamento Load buster e equipamento de proteção individual (luva isolante)(manga isolante - "mangote") para evitar que surja o arco voltáico muito perigoso, podendo lesionar o eletricista. Para seu fechamento utiliza-se vara de manobra
Exemplos de