enron
Trabalho Física III
“Convecção Forçada”
Engenharia (4º Semestre - Noturno)
Grupo – TOP CATS
Integrantes
Orientador: Prof. MSC Sergio Leite
Santos
2014
Transmissão de calor
Sempre que existir um gradiente de temperatura no interior de um sistema, ou que dois sistemas à diferentes temperaturas forem colocados em contato, haverá transferência de energia. O processo pelo qual a energia é transportada chama-se transmissão de calor.
A transmissão de calor se dá de três formas diferentes: condução, radiação e convecção. Esta última pode ser ‘natural’ (espontânea) ou forçada (ação mecânica ou elétrica).
Convecção
A convecção é um processo de transporte de energia pela ação combinada da condução de calor, armazenamento de energia e movimento de mistura. Esta é classificada de acordo com o modo de motivação do fluido.
Convecção natural
A transmissão de calor por convecção natural ocorre sempre quando um corpo é colocado num fluido a uma temperatura maior ou menor do que a do corpo. Em consequência da diferença de temperatura, o calor flui entre o fluido e o corpo e causa uma variação de densidade nas camadas fluidas situadas nas vizinhanças da superfície. A diferença de densidade induz um escoamento descendente do fluido mais pesado e ascendente do fluido mais leve. Esse mecanismo de transmissão de calor é chamado de convecção natural ou livre.
O movimento do ar no deserto, num dia calmo; a troca de calor nos radiadores de vapor, nas paredes de um edifício e no corpo humano estacionário numa atmosfera calma, são exemplos de convecção natural.
Convecção forçada
Quando o movimento é causado por um agente externo, como uma bomba ou um ventilador, tem-se a convecção forçada.
No caso dos meios materiais fluídos (líquidos e gases), existe a transmissão de calor por convecção:
O aquecimento (ou resfriamento) de qualquer parte do fluído causa uma