Usinagem com Geometria Definida
Revisão Bibliográfica
Angulos da ferramenta de corte e suas importâncias kr (ângulo de direção do gume da ferramenta): Formado entre o plano de trabalho (Pf) e o gume principal, medido no plano de referência (Pr); er (ângulo de quina da ferramenta): Formado entre o gume principal e o gume secundário, medido no Pr; kr' (ângulo de direção do gume secundário da ferramenta): Formado entre o plano de trabalho (Pf) e o gume secundário, medido no Pr. kr + er + kr' = 180.
São os materiais usados na ferramenta de corte:
Aço Ferramenta
Aço Rápido
Ligas Fundidas
Metal Duro
Cerâmica
Nitreto de Boro Cúbico Cristalino
Diamante.
Os tipos de desgaste, são de Flanco, de Cratera, deformação plástica, Entalhe, Trincas em forma de pente, quebra por fadiga mecânica, lascamento, quebra e gume postiço.
Suas causas são: Adesão, Abrasão, Difusão(não ocorre no HSS e nem no aço ferramenta), Deformação plástica e Oxidação.
Na furação pode-se dizer que a pastilha central trabalha com a velocidade de corte de zero até 50% de vc máx., e a pastilha periférica de 50% vc máx. até vc máx. A pastilha central forma um cavaco cônico, enquanto a periférica forma um cavaco semelhante ao obtido em torneamento interno com uma grande profundidade de corte.
O fresamento frontal, a superfície usinada é gerada pelo gume secundário e encontra-se normalmente perpendicular ao eixo da fresa. Ela também é plana, sem relação com o contorno dos dentes da fresa. A penetração de trabalho ae é consideravelmente maior que a profundidade de corte ap.