Enquadramento geológico coimbra
Localização do afloramento observado, no Alto de S. João-Areeiro perto do Pólo II a Sul de Coimbra, Estrada Nacional EN 17 (Fig1)
Latitude 40º11´14,39”;
Longitude-8º24´25,52”.
O ponto mais alto da Serra da Boa Viagem atinge até 258 metros, no marco geodésico da Bandeira.
Localizado no litoral a cerca de 100 Km. a norte de Lisboa, o concelho de Peniche detém um vasto e rico património natural. Figura 3– Localização – Enquadramento geográfico da península de peniche IN Relatório do Plano de Ordenamento da RNB – Agosto 2007 http://www.cm-peniche.pt/_uploads/PDF_Berlengas_Laboratorio/PO_RNB_Relatorio.pdf 2.2 Enquadramento Geológico
As três saídas de campo realizaram a zonas geológicas que integram a Bacia Lusitâniana também conhecida por Bacia Lusitana. É uma bacia sedimentar que se desenvolveu na Marge Ocidental Ibérica, durante parte do Mezozóico.
Estende-se por mais de 20 000 km2 na parte central da margem ocidental ibérica, alongando-se por cerca de 200 km segundo direcção aproximada NNW-SSE e por mais de 100 km na direcção perpendicular; cerca de 2/3 surge na área continental emersa e a restante área, encontra-se imersa, na plataforma continental (fig. 1).
Os afloramentos da base do Mesozóico português assentam discordantemente sobre materiais do Maciço Hespérico e correspondem a depósitos detríticos que se encontram dispostos segundo uma faixa alongada (Aveiro-Tomar) situada na bordadura da Orla Meso-Cenozóica Ocidental, ou no seio de formações mais recentes. Este grupo atinge o seu desenvolvimento máximo na periferia de Coimbra.
No Alto de S. João/Areeiro (PoloII) a área estudada localiza-se a ocidente do Maciço Hespérico englobando principalmente rochas sedimentares da Orla Meso-Cenozóica, mas também rochas epimetamórficas do chamado Complexo Cristalofílico, do Proterozóico superior. Nesta estutura geológica predominam filádios, sendo rara a presença de finas bancadas de metagrauvaque. Ao