Enquadramento de imagem
1
10/18/11
por Jarod Phillips Bom uso da regra dos terços
Conteúdo relacionado: Nove dicas de como filmar entrevistas de vídeo
Para fotojornalistas e documentaristas iniciantes ou aqueles que querem se familiarizar com uma câmera, aqui estão algumas dicas sobre como enquadrar vídeo ou fotos. Este artigo é o primeiro de uma série de três partes.
Regra dos terços
Se você dividir o quadro em três partes da esquerda para a direita e de cima e para baixo, criará a regra básica dos terços. Parece que um desenho de jogo da velha.
A regra dos terços diz que cada imagem será mais interessante se você colocar a parte mais importante perto de uma intersecção. No começo, pode parecer um pouco estranho não colocar o foco da imagem no centro, mas movendo-o para uma intersecção das linhas ajudará realmente a encontrar o sujeito da imagem que você quer que vejam.
Mau uso da regra dos terços
Se você não pode colocar seu sujeito na intersecção de uma linha de dois terços, um bom lugar é ao longo de uma linha única. Fazer com que espectador olhe para o que você quer é uma parte importante na comunicação de uma mensagem visual. A regra dos terços é uma ótima maneira de controlar o olho do espectador. Também é importante não ter muitos pontos focais em uma imagem. Há quatro interseções na regra dos terços, mas raramente você deve usar mais que duas.
Algumas coisas boas para colocar em uma intersecção ou linha de terços incluem os olhos, mãos, o ponto de fuga, sinais e um objeto visível em movimento (para vídeo).
Alturas
Há alturas diferentes para o enquadramento de uma imagem -- cabeça, queixo e olhar são alguns deles. O ponto básico de todos eles: se você cortar parte de uma pessoa com a borda do quadro, então o espectador vai achar que a imagem está incompleta.
Altura da cabeça é o espaço acima da cabeça de uma pessoa no quadro. Você precisa manter algum espaço acima da cabeça a menos que a