ENQUADRAMENTO DA IMAGEM DO LULA NAS REVISTAS VEJA E CARTA CAPITAL
Este enquadramento pode ser classificado de forma positiva ou negativa e a partir dessa verificação identificamos o posicionamento dos veículos de comunicação à pessoa do ex-presidente do Brasil. Na análise foi levado em conta o posicionamento político-ideológico da empresa. Dessa forma é possível identificar claramente a posição editorial dessas revistas e então analisar se o que é publicado é parcial ou imparcial. As qualidades analisadas neste trabalho foram escolhidas por meio da análise de conteúdo qualitativo. Análise usada para verificar se as qualidades encontradas foram relacionadas com a imagem do Lula de forma positiva, negativa ou neutra e de que maneira foi feita essa abordagem pela matéria.
Para identificar qual foi o enquadramento dado pelas duas revistas a pessoa de Lula foi realizada uma análise de conteúdo qualitativa, observando em cada revistas as qualidades positivas, negativas e neutras referentes a imagem do ex-presidente. Foi aplicada a pesquisa em 113 matérias, sendo 63 na revista Veja e 51 na Carta Capital. Entre os gêneros jornalísticos há reportagens, artigos, cartas ao leitor, editorial, entrevistas e notas.
A imagem pública do ex-presidente Lula é objeto de análise deste trabalho. Questionamento que surgiu quando mesmo após o fim de seu mandato Lula continuava sendo pauta constante da mídia. Mas de que forma ele é mostrado?
Conforme Bezerra e Lima (2007) [9] durante a sucessão de denúncias, a imagem de Lula oscilava entre a aceitação e a rejeição do público-eleitor diante do impasse da possibilidade de seu envolvimento com a sucessão de denúncias.
Este trabalho