enpreendorismos
No dicionário Aurélio o termo apresenta o seguinte significado :
[Do lat. *imprehendere, ou em-2 + lat. prehendere.]
V. t. d. 1. Deliberar-se a praticar, propor-se, tentar (empresa laboriosa e difícil). 2. Pôr em execução:
Conforme o dicionário podemos considerar que empreender é : tentar, propor-se a realizar, colocar em prática, ou seja, é a idéia, o sonho, colocado em movimento.
David McClelland estudou sobre o tema empreendedorismo e identificou, em diferentes locais, que existiam traços semelhantes entre os empreendedores, definindo que o “empreendedorismo” ou “ação empreendedora” resulta do conjunto de atitudes, tais como:
- capacidade de correr riscos,
- iniciativa,
- perseverança,
- tentar e tentar até atingir o objetivo,
- ter energia para trabalhar a frente do negócio,
- conhecimento da atividade desempenhada (na maioria dos casos)
- capacidade de realizar de forma diferente, inovadora,
- entre outras características identificadas nas pesquisas...
Contudo, apesar dessas características estarem presentes entre os empreendedores pesquisados havia, com freqüência, a interrupção da atividade, pois o empreendedor não possuía habilidades para a gestão do negócio (administração, finanças, marketing). Dessa forma o negócio, na maioria das vezes, era encerrado por causa dos erros de administração, o que comprometia a saúde financeira e gerava o fechamento do negócio ou venda para terceiro que, sabendo administrar, conseguia fazer o negócio prosperar, comprovando que a idéia inicial do empreendedor era acertada.
O empreendedor é a pessoa (mulher ou homem) que possui características diferenciadas em relação à maioria das pessoas, podendo se posicionar como dono do próprio negócio