matrizes energéticas
1. (Fuvest 2009) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador do nível de desenvolvimento socioeconômico de um dado país que leva em conta, simultaneamente, diversos aspectos, tais como expectativa de vida, índice de mortalidade infantil, grau de escolaridade e poder de compra da população. A relação entre o consumo anual de energia "per capita" (TEP) e o IDH, em vários países, está indicada no gráfico a seguir, no qual cada ponto representa um país.
Com base nesse conjunto de dados, pode-se afirmar que:
a) o IDH cresce linearmente com o consumo anual de energia "per capita".
b) o IDH aumenta, quando se reduz o consumo anual de energia "per capita".
c) a variação do IDH entre dois países é inferior a 0,2 dentre aqueles cujo consumo anual de energia "per capita" é maior que 4 TEP.
d) a obtenção de IDH superior a 0,8 requer consumo anual de energia "per capita" superior a 4 TEP.
e) o IDH é inferior a 0,5 para todos os países com consumo anual de energia "per capita" menor que 4 TEP.
2. (Enem 2004) Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os relógios permanecem adiantados em uma hora, passando a vigorar o chamado horário de verão. Essa medida, que se repete todos os anos, visa
a) promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época do ano.
b) diminuir o consumo de energia em todas as horas do dia, propiciando uma melhor distribuição da demanda entre o período da manhã e da tarde.
c) adequar o sistema de abastecimento das barragens hidrelétricas ao regime de chuvas, abundantes nessa época do ano nas regiões que adotam esse horário.
d) incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do período da tarde, horário em que os bares e restaurantes são mais freqüentados.
e) responder a uma exigência das indústrias, possibilitando que elas realizem um